• SUA CONTA
    Selecione

CLUBES

ÁRBITROS

ATLETAS

Em manutenção, por favor, aguarde.





JOGUINHOS ABERTOS DE SANTA CATARINA | 1988-2018 | POR DERALDO F. OPPA

Notícias 06/12/2018
"A ideia de realizar esta pesquisa iniciou em 1990 por ocasião dos 30° Jogos Abertos de Santa Catarina, em Blumenau. Tomei por base a pesquisa que era realizada anualmente na Federação Paulista de Atletismo no início dos anos 80 pelo prof. José Clemente Gonçalves, o Português, e que teve 3 edições publicadas como Anuário Atlético do Atletismo Brasileiro e Paulista.
Achava inadmissível que, um evento desta grandiosidade ainda não tivesse á época nenhum registro histórico ou estatístico dos resultados do Atletismo, ou de qualquer outra modalidade.
Desde então iniciei um processo de arquivar todos os resultados dos JASC, JOGUINHOS ABERTOS, OLESC, a busca pelos resultados dos anos anteriores e o propósito de dividir com a comunidade esportiva de Santa Catarina e do Brasil estas informações.
Esta foi a fase mais difícil.
Gastei muitas horas digitando e catalogando os resultados, pois dividi os resultados em cinco categorias:
- 50 MELHORES RESULTADOS POR PROVA (onde o mesmo atleta pode aparecer diversas vezes);
- 50 MELHORES ATLETAS POR PROVA ( onde vale o melhor resultado do atleta);
- CAMPEÕES POR PROVA, ANO A ANO ( onde aparecem os três primeiros colocados por prova, resultados e data em cada ano);
- QUADRO DE MEDALHAS ( onde aparecem as medalhas individuais e as obtidas em revezamentos por cada atleta);
- QUADRO DE PONTUAÇÃO DOS MUNICÍPIOS, ANO A ANO.
Agora, surgiu a possibilidade de finalmente concretizar meu sonho e oferecer a comunidade do Atletismo Catarinense, em especial a todos que fizeram e fazem a história da modalidade nos Joguinhos um Raio X das marcas e dos grandes astros das pistas no nosso estado, um memorial histórico e técnico de como a modalidade evoluiu ao longo das décadas, um resgate histórico de onde e quando os eventos ocorreram.
Acredito que, apesar da frieza expressa somente em números, quando as pessoas começarem a ler estas páginas, especialmente quem viveu os Joguinhos, irá fluir na memória todo o esforço, todo o trabalho, toda a determinação, todo o sofrimento e todas as alegrias vividas para que estas marcas fossem obtidas.
Boa leitura, e boa viagem no tempo."
Deraldo Ferreira Oppa

 

A pesquisa está publicado no site da FCA, para acessar clique no link abaixo:

https://www.fcatletismo.org.br/pagina/1055/comissao-cientifica

Arquivos Relacionados